Notícias

Lista de doenças do trabalho é atualizada

Lista de doenças do trabalho é atualizada.

A lista de doenças do trabalho são comumente revisadas e atualizadas. Isso acontece para que haja uma reflexão nas condições oferecidas no ambiente de trabalho. Condições essas que muitas vezes colocam em risco a saúde não só física, mas também psicológica dos trabalhadores.

Vamos entender melhor sobre a lista de doenças do trabalho atualizada no texto a seguir, confira!

Lista de doenças no trabalho: atualizada

Não só no Brasil, mas muitos países abrangem as novas ameaças à saúde do trabalhador, e entre essas ameaças estão: a COVID-19 e condições mais modernas como o burnout.

A atualização da nova lista de doenças no trabalho foi anunciada pelo Ministério da Saúde. A Portaria teve publicação e contém 165 novas patologias. Tais patologias se consideram como responsáveis por danos à integridade física ou psicológica do trabalhador. Entre essas elas estão a covid-19, distúrbios musculares esqueléticos, alguns tipos de cânceres e o burnout

Os transtornos mentais que incluem também depressão, ansiedade e até mesmo tentativa de suicídio se acrescentam a essa nova lista de doenças. O uso de algumas drogas também se incluem, pois o uso frequente pode ser consequência das jornadas exaustivas e até mesmo do assédio moral sofrido dentro de algumas empresas. Além disso, o abuso de álcool que constava nessa lista, se mantém.

Os ajustes da nova lista de doenças receberam parecer promissor dos ministérios do Trabalho e Emprego e também da Previdência Social, passando a valer em breve.

Tais mudanças, servem para que o poder público planeje medidas de assistência e vigilância. Isso para evitar essas doenças no trabalho, possibilitando assim ambientes mais seguros e saudáveis para o trabalhador. Pois, a grande maioria passa parte do seu dia neste ambiente.

As alterações também dão mais proteção ao trabalhador diagnosticado com alguma dessas doenças. Além de respaldo para a fiscalização do trabalho e favorecimento do acesso aos benefícios previdenciários. A atualização da nova lista de doenças no trabalho vale para trabalhadores formais e informais, que tenham atuação tanto no meio urbano quanto no rural.

Lista de doenças do trabalho atualizada – laborais 

A relação de doenças laborais se estabeleceu no ano de 1999. Esse documento se divide em duas partes: a primeira parte fixa os perigos associados ao desenvolvimento das condições patológicas. Enquanto a segunda parte estipula as doenças para fins de identificação, diagnóstico e tratamento. Com a nova atualização da lista de doenças, a quantidade de códigos para diagnóstico aumenta de 182 para 347. A lista completa tem consulta liberada no Diário Oficial da União.

Segundo informações do Ministério da Saúde, essa atualização foi uma prioridade da nova administração e representa um retorno à centralidade da coordenação nacional da política de saúde do trabalhador. As inclusões das novas doenças se analisão pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) durante seu 11º encontro, conhecido como “Renastão”, que ocorreu em Brasília.

Criada em 2002, a Renast desempenha um papel estratégico e fundamental no desenvolvimento da atenção completa à saúde do trabalhador. E além disso, engloba o Ministério da Saúde, bem como as secretarias de saúde dos estados, municípios e do Distrito Federal.

De acordo com dados do próprio Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), gerenciado pelo Ministério da Saúde, quase 3 milhões de casos de doenças laborais têm tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) entre 2007 e 2022. Dessas notificações, 52,9% estão relacionadas a acidentes graves de trabalho. Segundo o Sinan, 26,8% das notificações originaram-se da exposição a materiais biológicos; 12,2% foram decorrentes de acidentes com animais peçonhentos; e 3,7% estavam associadas a lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao próprio trabalho. 

Somente neste ano (2023), notificou-se mais de 390 mil casos de doenças relacionadas ao trabalho.

Olá, precisa de ajuda?